segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


O QUE É MISSÃO?


A missão de cada um de nós mora ao lado. Na Grande comissão, "Ide e fazei discípulos de todas as nações", Jesus não estava dizendo, literalmente, que, precisaríamos cruzar os oceanos, pois antes de cruzar oceanos existe muita terra para ser conquistada. 
Moramos num país de extensão continental, com milhões de habitantes, com uma numerosa lista de carências, inclusive a carência espiritual. Milhões de pessoas vivendo numa total ausência de Deus. Basta abrir a porta e observarmos, para percebermos que nossa missão está a um palmo do nosso nariz. Mas, fazer missão dentro de casa, ou na vizinhança, não dá ibope, nem acende holofotes. Trabalhar como as formigas, que constroem seus ninhos em silêncio, e carregam para eles pequenas porções de cada vez, é desprezível aos nossos olhos. Possuímos uma atração pelos elefantes, que dormem ao relento e por seus tamanhos são logo percebidos.
Seres humanos! Se esquecem que Deus usa as coisas loucas desse mundo para confundir as sábias, e as coisas vis deste mundo e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são. Quando estivermos diante do Rei dos Reis, não seremos julgados pela quantidade de milhagem depositada em nossa "caderneta de poupança aérea", ou pelos carimbos no passaporte, seremos julgados pelos frutos. A árvore para dar frutos não precisa ter pernas, ou gastar o solado de suas sandálias, ela dá frutos porque é de sua natureza, seja onde estiver, dará frutos. 
Temos observado nossas cidades e a imensa missão que temos pela frente? Cidades repletas de mazelas, pobreza, droga, prostituição, criminalidade e tantas outras tristes realidades. Essa não seria nossa Nínive? A realidade é que muitas vezes queremos ir para Társis.
Vidas sendo ceifadas, de todas as formas; morte física, de caráter, de valores, de sentimento; morte das emoções, morte espiritual. Esse não seria nosso campo missionário? A missão começa dentro de casa, depois na comunidade, e vai se disseminando à medida que vamos conquistando o território. Não podemos queimar etapas. Jesus não desistiu de você, portando, sua missão será sempre, o mais próximo. Se não conseguirmos fazer missão na nossa casa, na nossa rua, no nosso bairro, na nossa cidade, estado e nação, como poderemos cruzar os oceanos, tendo tanta terra a ser conquistada?

Ser missionário é ordenança de Deus para todo servo. Missão é um gesto que todas as pessoas têm para se completar; As formigas são bons exemplos. 

Seja grego, romano ou judeu, esse deve ser nosso alvo.

Para refletir:

Deus não está preocupado com o percentual de chance para que algo ocorra. Lembre-se que o percentual de chance de Sara ficar grávida era um percentual negativo, mas ela concebeu e deu a luz a um filho. Deus não trabalha com percentuais humanos, Ele é Deus que trás a existência aquilo que não existe, Ele é Deus que faz o impossível. Afinal Ele é Deus, e por Ele todas as coisas foram criadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário