sábado, 2 de março de 2013



O QUE É AMOR?

“E Deus amou o mundo de Tal maneira, que deu seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” ( João3.16)
Amor, ouvimos tanto falar de amor, mas entendemos tão pouco o seu real significado. Se o amor fosse realmente vivido na plenitude daquilo que realmente ele é, a humanidade estaria a salvo.
Como entender o amor? Ou melhor, como explicar o amor?
Palavrinha deveras difícil de explicar.
Deus é amor, mas o amor não pode ser apenas uma força, caso assim o fosse ele deixaria de existir, pois o amor implica em relação.
Essa relação é explicitada na trindade. Cremos num Deus trino, relacional, onde o amor emana de forma perfeita entre as três pessoas da trindade. Deus é amor justamente porque é relacional, Pai, Filho e Espírito Santo se relacionam em amor na sua totalidade. Deus não poderia ser amor, se amor fosse apenas uma força, ou um atributo de si mesmo, para si mesmo.
Sendo Deus amor, criou Ele, então, o homem para fazer parte dessa relação de amor. A essência relacional de Deus culminou na criação do ser humano, para que houvesse relacionamento entre Ele e esse ser, esse foi o motivo pelo qual Deus criou o homem, para se relacionar com ele.
Amor não é uma força, ou algo intrínseco que possuímos como parte da genética. O amor não pode descer do trono como força sobrenatural, ele somente existirá a partir de sua expressão entre os relacionamentos.
Quando nascemos de novo e nos batizamos, mergulhamos nesse processo de amor, por isso é impossível ver a Deus aquele que não o ama, pois como pode alguém ver ou estar com outro com quem não se relaciona.
Se Deus é amor, e nós fomos feitos à sua imagem e semelhança, é necessário também que sejamos seres relacionais, daí a ordenança de Jesus para que amemos uns aos outros, isso implica em relacionamentos.

Vejamos como tudo se completa:
“Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao teu próximo como a ti mesmo.”
Relacione-se com Deus sobre todas as coisas e antes de todas as coisas. Tenha isso como prioridade, e também para com o próximo com o mesmo relacionamento com que Deus se dispõe a ter conosco; o amor só poderá ser manifesto dessa forma.
Amor não é uma sensação, um desejo ou uma força. Amor é uma atitude de se comunicar, de compartilhar, de se tratar e se doar. É uma forma de estabelecer comunicação e pontes entre os seres, é estabelecer união, valorizando os pontos de contato.
É na forma que comunicamos, compartilhamos e tratamos e nos doamos para com Deus e com as pessoas que o amor é manifesto. O amor não é para ser sentido, é pra ser expresso. Por essa razão expressou Deus seu grande amor por nós, enviando Jesus, isso é relacional, isso implica em ação. Deus se fez homem, para estar com os homens, Ele se doou.
Deus quer se relacionar com você, ele quer expressar esse amor a partir da comunicação, do compartilhar, do estar junto com você, mas para que esse amor se torne real se faz necessário que você faça o mesmo.
Abra seu coração para essa maravilhosa experiência que é o amor.
Deus nos abençoe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário