sábado, 15 de dezembro de 2012



AUTENTICIDADE

Não gosto muito de ter que comparecer ao cartório para reconhecer firmas, em documentos que assino. Cartórios estão sempre lotados. Mas entendo que esse processo é uma forma de dar autenticidade à minha assinatura, é evitar falsificações e me proteger contra estelionatários, que podem falsificar assinaturas, causando prejuízos legais para a vítima.
Por outro lado, patentear uma logomarca também é dar autenticidade a um produto. A logomarca traz identidade ao produto, ela faz com que a reconheçamos assim que a visualizemos, ela é única e não pode ser copiada, pois constitui em crime.
Deus em sua infinita sabedoria e inteligência nos deu uma identidade, uma logomarca que não pode ser clonada. Não existem logomarcas iguais, por isso, somos seres únicos e singulares, não existem dois seres iguais, em nenhuma hipótese.
Vivemos num mundo onde tudo se copia. Cria-se algo hoje e amanhã já existe uma cópia similar, genérica. Produtos são lançados e num piscar de olhos surgem outros com as mesmas características, mas de fabricantes diferentes. É a concorrência de mercado.
Mas, e nós cristãos? Trazemos o carimbo de autenticidade? Ou, estamos fabricando pensamentos, comportamentos, discursos falsificados, ou genéricos?
Temos vivido uma grande falta de identidade nos dias atuais, como se tivéssemos sido criados em série robotizada, onde todos são iguais, agem da mesma forma, pensam da mesma forma, falam da mesma forma e tantos outros tipos de comportamentos copiados e falsificados.
As pessoas têm vivido num grande palco, onde cada um usa a máscara que lhe convém. Vivemos num grande teatro de arena, onde atuamos e somos espectadores ao mesmo tempo.
Observo no meio do povo chamado cristão uma grande copiadora de comportamentos, gestos, atitudes, formas de falar, oratória, até mesmo uma mesma forma de orar, de pregar, de cantar, até o timbre das vozes são copiados. Que coisa deprimente! Onde está nossa identidade? Que autenticidade pode haver numa cópia falsificada?
Há uma falsificação de santidade aparente. Quer ser santo de fato, então se santifique. Não podemos ser aquilo que não somos, isso é hipocrisia. Podemos tentar enganar a nós mesmos, mas isso seria um suicídio, pois nosso verdadeiro eu morreria. Podemos tentar enganar aos homens, mas as máscaras sempre caem no final dos espetáculos. Podemos tentar enganar a Deus, mas, isso seria impossível, pois Deus sonda os corações, Ele sabe cada uma de nossas intenções, Ele conhece cada um dos nossos pensamentos. Ele nos conhece perfeitamente, nos mínimos detalhes, e antes que a palavra nos chegue à boca Ele já a conhece.
Deus quer que sejamos seres autênticos. Davi foi chamado homem segundo o coração de Deus, porque nele havia autenticidade, Davi não tentava ser o que não era. Ele era o que era diante de Deus, com todas as suas fraquezas. Ele se rendia aos pés do Senhor, e clamava por sua misericórdia e seu perdão. Davi não usava máscaras.
Podemos até parecer cópias legítimas, mas sempre haverá uma logomarca falsificada, que logo será percebida, ainda que esteja embutida do lado de dentro do produto, pois tudo que está em oculto, sempre será revelado pelo luz. 
Sinto grande tristeza quando percebo falta de identidade, quando percebo alguém tentando vender uma imagem falsamente fabricada de si. Somos todos livros abertos diante de Deus, ele conhece cada linha da nossa história, cada palavra, cada vírgula e cada ponto.
Não minta pra você mesmo, seja aquilo que você é, e deixe Deus te moldar conforme o que Ele deseja que você se torne. Não tente agradar a homens, construindo uma falsa imagem de você mesmo, as máscaras irão cair e você irá se envergonhar. Melhor é ser o que somos e permitir que Deus nos transforme em algo melhor. A sinceridade é sempre melhor que a mentira. Lembre-se que o pai da mentira é o diabo. Mentiras são como uma teia, uma leva a outra e ficamos presos nela.
Não imite ninguém, seja você mesmo. Deus distribuiu dons e talentos para todos. Não queira ser igual a ninguém, você é único e nossa única fonte de inspiração é Cristo, ele é o exemplo a ser imitado. Homens são falhos e jamais serão perfeitos, ainda que desempenhem muito bem seus dons.
Não construa uma falsa capa de santidade, e espiritualidade. Se você deseja ser santo, então busque a verdadeira santificação em Cristo, aprenda da sua palavra, ore, tenha intimidade com o Pai. Seja humilde, reconheça suas fraquezas e deficiências, busque capacitação genuína, e não uma falsa aparência de ser capaz.

Deus te honrará em tempo oportuno.

Deus nos abençoe!

“Sonda-me, ó Deus e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” ( Salmo 139: 23 e 24 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário