domingo, 3 de fevereiro de 2013


SÁBIO OU INTELIGENTE?

Moro em um lugar bastante movimentado de minha cidade. Os arredores são cercados de comércio de todos os tipos, shoppings, lojas, restaurantes, bares, boates; bancos, repartições públicas, enfim, é um lugar que dá certa praticidade a quem mora, pela facilidade de algumas coisas. No entanto, existem algumas coisas que me entristecem como cristã. De minha varanda, posso observar o vai e vem noturno das pessoas, na maioria jovens. Minha rua é tranquila, mas é usada para estacionar os carros dos que por aqui circulam, e o entorno é cercado de uma intensa vida noturna, desde bons restaurantes, até boates, verdadeiros inferninhos. A região também abriga eventos populares, alguns até interessantes como, música na praça, jazz e chorinho; eventos ligados à área da saúde e bem estar. Mas existem, também, eventos não tão interessantes do ponto de vista cristão, como carnaval, dentre outros.
Mas o que estive observando nesse último fim de semana, e que me chamou atenção, foi o comportamento das pessoas. Durante uma intensa programação de fim de semana, ficamos ilhados, em meio a uma bagunça, um tanto quanto incômoda. Não pelo barulho em si, pois amo música, sou musicista, mas gosto, diga-se de passagem, de ouvir boa música.
Como tudo acontece ao lado, não há como descer à rua, ainda que seja para fazer um lanche, ou tirar o carro da garagem para sair, e não dar de cara com os acontecimentos.
Vi centenas de jovens, eufóricos, aparentemente, carregando uma alegria estampada na cara. Vi dezenas deles carregando latas e latas de cervejas, litros e litros de bebidas alcoólicas. Vi garotas vestidas, na grande maioria, de uma forma terrivelmente vulgar. Vi lixo, muito lixo pelas ruas. Vi muita deselegância, muita palavra torpe. Enfim, vi muito baixaria mesmo.
De dentro do apartamento, ainda, podia ouvir os gritos e a cantarola que vinha da rua. Música ruim, meus ouvidos choram.
Isso tudo me fez refletir, um pouco além, daquilo que os meus olhos podiam ver.
 Lembrei-me da passagem de Jó 28: 12,13: “Onde, porém, se pode achar a sabedoria? Onde habita o entendimento? O homem não percebe o valor da sabedoria; ela não se encontra na terra dos viventes.”
Percebi, então, uma grande verdade: O mundo tira de nós a sabedoria e o entendimento.
“O temor do Senhor, é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino”  (Provérbios1:7).
Uma pessoa pode ser muito inteligente e não ter sabedoria. Nem todo sábio é culto, e nem todo inteligente é sábio.
Segundo o dicionário, inteligência é: “Faculdade de conhecer, de compreender: a inteligência distingue o homem do animal:“ A sabedoria é definida como: “Qualidade ou caráter de sábio. Acúmulo de muitos conhecimentos, grande instrução; ciência, erudição, saber.” Olhando as duas definições entendemos a dificuldade de muitos em compreender a diferença entre os dois termos, pois podem parecer semelhantes, mas não são.
A bíblia diz que o louco despreza a sabedoria e o ensino. Entende-se por louco, alguém que perdeu a razão; falta de tino, ou de prudência; insensatez. A bíblia também nos diz que: "O deus desse século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" (2 Coríntios 4:4).
Se a sabedoria não se encontra nessa terra, ela é dada do alto, só Deus é capaz de concedê-la. Portanto, aquele que não conhece a Deus não pode ser sábio, pois só aquele que busca sabedoria em Deus poderá encontrá-la. O louco não aceita o ensino, e a bíblia foi deixada como manual para nos ensinar, sem esse ensino, por certo, seremos sucumbidos.
Pronto, bastou que eu refletisse e buscasse sabedoria em Deus, que a dá generosamente a todos que o pedem (Tiago 1:5), para que eu pudesse entender algumas coisas.
Vejo pessoas extremamente inteligentes, agindo como tolos insensatos, só possuem inteligência para se diferenciarem dos animais irracionais. A inteligência sem sabedoria se torna nula.
Aquele que é amigo do mundo é inimigo de Deus, diz a bíblia, logicamente porque essa pessoa é insensata, perdeu a razão, o tino e a prudência. Pois como poderia a criatura contender com o criador? “Por ventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?” (Isaías 10:15); Se é Deus que decide o destino final de cada criatura.
Como uma pessoa em perfeita razão degradaria a si mesma? Como uma pessoa em perfeita razão destruiria sua saúde, destruiria sua família, seus valores, se venderia por um prato de lentilhas, não se importaria com o outro? Como uma pessoa em perfeita razão escolheria a morte eterna? A falta de sabedoria leva o homem à morte. Morte do caráter, morte dos valores, morte do amor, morte da compaixão, e até mesmo morte física.Certamente porque o homem natural faz as coisas como se Deus não existisse, ignorando os Seus mandamentos.Quando por fim a sua vida terminar, ele irá para o inferno com toda a sua arrogância e loucura.
Só mesmo um louco e insensato, que perdeu a razão agiria dessa forma. E é exatamente assim que Deus descreve o ser humano longe da Sua presença.
O distanciamento entre o homem e Deus, o torna louco e insensato, pois só a presença regeneradora e transformadora do Espírito Santo é capaz de trazer sabedoria ao homem. A inteligência é apenas uma forma de nos diferenciarmos dos seres irracionais. Inteligência sem sabedoria é inútil, pois ela pode fazer com que o ser humano receba glórias nesse mundo, ela pode ser usada para construir coisas que se acabam, ela pode fazer com que o homem tenha sensações que tragam prazer, mas ela será incapaz de conduzir o homem a Deus. O insensato não saberá usar a inteligência que possui. A falta de sabedoria destrói o ser humano e o leva a auto- degradação.
Essa é a resposta do porque de um mundo tão degradado. Essa é a resposta do porque vemos tantos jovens se perdendo. Falta de sabedoria.
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Isso significa que para começarmos a possuir sabedoria precisamos temer ao Senhor. Isso tem se tornado coisa rara nessa geração. Perdeu-se o temor de Deus. Temer a Deus, não é ter medo de Deus, mas é reverenciá-lo, é obedecê-lo, é adorá-lo e tê-lo como Senhor das nossas vidas.
Mas vejo muitos querendo Deus como amuleto, como empregado, mas não como Senhor.
O senhor é aquele que é o dono de seu servo. O servo não faz segundo a sua vontade, mas segundo a vontade do seu senhor. Isso é temor de Deus.

Que Deus possa nos dar entendimento da sua palavra, e que possamos buscar sabedoria do alto, para que sejamos luz em meio as trevas, e para que possamos anunciar que existe algo a mais do que ser apenas inteligente, é necessário que sejamos sábios.

“Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles.” (1 Coríntios 3:18,19)

Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário