sexta-feira, 22 de março de 2013


MINHA COLHEITA É O REFLEXO DAS  MINHAS ESCOLHAS

Nós humanos possuímos o terrível defeito de, sempre, tentar arrumar culpados para nossos fracassos. Culpamos as pessoas à nossa volta, culpamos o diabo, culpamos até mesmo Deus, por não ter nos poupado de sofrimentos ou desgastes. 
A grande verdade é que tememos a ideia de sermos confrontados por nós mesmos, pois a maior crítica, na realidade, parte de nós. É sempre melhor acusar o outro, ao invés de sermos acusados por nossa própria consciência. A ideia de sermos responsáveis por nosso próprio fracasso, já soa-nos como fracasso em si. Seria como, “suicidar-se e jogar terra em cima.” 
A bíblia compara ao que age precipitadamente como louco (Provérbios 14:29), pois a precipitação é a mãe do fracasso, e esta tem sido a causa do sofrimento de muitas pessoas. Agir com precipitação é o mesmo que se antepor a Deus, é agir antes da ordem de Deus, sem a permissão de Deus e contra a vontade de Deus.  Na bíblia encontramos vários exemplos de pessoas que agiram precipitadamente e colheram uma consequência desastrosa. 
Temos como exemplos:
- Sara, Abrãao e Agar (Gn 16. 1-6). Resultado: Ismael pai dos árabes e Isaque pai dos judeus; é um conflito que se estende por gerações.
- Esaú e sua escolha precipitada (Gn 25. 27-34). Esaú vendeu o direito da primogenitura.
- José e as consequências de palavras precipitadas (Gn 37. 5-11). Falou precipitadamente e suscitou invejas.
Esses são apenas alguns exemplos, mas teríamos inúmeros outros. 
Colhemos consequências desastrosas por nossas escolhas erradas, em (Isaías 66. 3,4), Deus adverte ao povo sobre as consequências que viriam sobre eles, por causa de suas escolhas, pois escolheram aquilo que o Senhor não tinha prazer.  Nossas escolhas de hoje, escreverão o nosso amanhã. Escolhas erradas trarão consigo um amanhã sombrio. Precisamos estar atentos com relação àquilo que escolhemos, seja em que área for. A Bíblia diz que aquilo que o homem semear, isso também ceifará (Gal 6.7). Lembremos que, as sementes semeadas são sempre em quantidade menor que os frutos colhidos. As consequências sempre serão maiores e piores que as escolhas.
Saiba que, o diabo só encontra legalidade para atuar na sua vida, através do pecado, e o pecado acontece quando agimos precipitadamente, sem a ordem de Deus ou contra a ordem de Deus. O pecado acontece quando fazemos escolhas erradas, escolhas que são contra aquilo que Deus escolheria para nós. Portanto, somos responsáveis por nossos fracassos, e pelas consequências desastrosas que nossos atos provocam.
Deus nos faz algumas advertências, para nos proteger contra nossas precipitações e más escolhas:
“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra” (Salmo 46. 10). Deus não fala em meio à confusão. Para sermos direcionados por Ele é necessário aquietar o nosso coração.
“Espera no Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o seu coração; espera, pois, pelo Senhor” (Salmo 27. 14). Esperar o tempo de Deus é sempre o melhor, pois só Ele tem a resposta certa no momento exato.
“Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” (Tiago 1. 19). Orar e buscar a resposta em Deus, para que não tomemos atitudes precipitadas.

“Eis que ponho diante de ti, duas opções: a vida e a morte... escolhe, pois, a vida” (Dt 30. 15, 19b). As nossas escolhas precisam estar alinhadas à vontade de Deus. Possuímos o livre arbítrio e somos responsáveis por aquilo que escolhemos. Nossas escolhas precisam refletir a Cristo, e Ele deve ser nossa referência. A benção ou a maldição é o reflexo daquilo que escolhemos.

Que Cristo seja a voz que nos guia. Que Ele seja nossa referência, e que possamos tomar decisões e fazer escolhas baseados na sua palavra e na sua vontade. Que escolhamos, pois, a vida, e que nossos frutos sejam frutos dignos de arrependimento.

Deus não é o culpado da consequência de nossas escolhas, possuímos o livre arbítrio. Ele nos ama, mas não nos livrará das consequências dos atos que nós mesmos plantamos. Portanto, nós mesmos somos os responsáveis por aquilo que colhemos.
Deus nos abençoe!





Nenhum comentário:

Postar um comentário