quarta-feira, 23 de janeiro de 2013


FILHOS DE QUEM?

A bíblia diz que o diabo é o pai da mentira: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira” (João 8.44).
Ao refletir sobre esse versículo, pude perceber como muitas vezes o interpretamos de maneira equivocada, ou incompleta.
É interessante que no capítulo 8 de João, Jesus começa por perdoar os pecados de uma prostituta que estava a ponto de ser apedrejada, e ainda, sonda a consciência dos que ali estavam, dizendo que aquele que não tivesse cometido pecado que atirasse a primeira pedra. Eles, então, sendo confrontados pelos próprios pecados, desistem de apedrejar a mulher.
Logo em seguida, Jesus começa a ter um diálogo com os fariseus, que o queriam acusar, dizendo que ele testificava dele mesmo. Isso porque ele não tinha alguém que pudesse testemunhar a respeito dele, falar sobre si mesmo era uma heresia sem que houvesse pelo menos duas testemunhas.
O diálogo então continua e diz a bíblia que muitos creram nele. Jesus os adverte que se permanecessem na sua palavra, verdadeiramente seriam seus discípulos. E conheceriam a verdade e a verdade os libertaria.
Somos pecadores como aquela prostituta, que teve seus pecados perdoados no momento em que se encontrou com Jesus. Assim somos nós. Passamos a crer no Filho de Deus, e precisamos, então, permanecer na sua palavra, isso é uma condição para continuarmos caminhando. E a partir dessa permanência vamos conhecendo a palavra que tem o poder libertador. Muitos de nós entendemos libertação, como sendo apenas libertação demoníaca, expulsão de demônios. A libertação é um processo que requer tempo e disciplina, para alguns ela acontece mais rapidamente, para outros nem tanto. Por isso  necessitamos permanecer na palavra, isso é, fazermos exatamente o que a palavra nos ordena, seguir o manual. O grande vilão do processo de libertação somos nós mesmos. Libertarmos de nossas construções equivocadas, conceitos errôneos, egoísmo, orgulho, pecados arraigados, e tantas outras mazelas da alma, e um processo que só acontece a partir do conhecimento da verdade, essa verdade é Cristo, expressa em sua palavra, a bíblia. Quanto mais conhecimento da palavra, mais libertação.
Agora entendamos que, o fato de conhecermos a letra não faz com que sejamos libertos. A “letra” representa o “ministério da morte, gravado com letras em pedras” que foi dado aos israelitas através de Moisés (2 Coríntios 3.7). O “Espírito” representa a nova aliança de Cristo, revelada através do Espírito Santo e escrita em nossos corações (2 Coríntios 3. 3,4,6,8). A forma legalista praticada pelos fariseus, em nada os libertava, pois não passava de ritos que nenhuma transformação trazia aos corações, baseando-se apenas em atitudes exteriores por repetição. Mas a revelação do Espírito, através da palavra, é capaz de modificar e libertar qualquer comportamento, pensamento, convicção, pecado e coração humano, independente da área cativa. O único capaz de fazer essa diferença é o Espírito Santo. Por isso quando interrogado por Nicodemos Jesus o advertiu que, era necessário que ele nascesse da água e do Espírito. É necessário que sejamos o templo do Espírito Santo, lugar da sua habitação, isso é o que trará a libertação. A regeneração é a prova do novo nascimento e a prova da salvação. Sem regeneração não há salvação.
Jesus diz aos fariseus que eles têm por pai o diabo, que ele é homicida e o pai da mentira. O que isso significa?
Tudo o que não é verdade é mentira, não existem meias verdades. Tudo o que não gera vida, mata. Se algo está vivo, mas é incapaz de reproduzir, gerará morte, pois tudo tem seu fim determinado.
Os fariseus mentiam sobre si mesmos, mentiam a respeito de Jesus, mentiam sobre as obras que praticavam, eram como sepulcros caiados, por fora arrumadinhos e por dentro a morte e o mau cheiro. Filhos do diabo. O diabo age exatamente assim, revela-se majestoso e belo, mas mente. Não é aquilo que aparenta ser. Seu coração é vil, maquiavélico, e possui todas as infinitas maldades.
Os fariseus procuravam matar a Jesus, queriam matar suas palavras, queriam matar sua imagem, queriam matar sua fé e credibilidade, queriam matá-lo de todas as formas, inclusive o seu corpo. O diabo age exatamente assim, ele quer matar nossas emoções, sentimentos, sonhos, fé, esperança, amor próprio, ele quer nos destruir.
Jesus atribuiu a paternidade dos fariseus a satanás, por possuírem as mesmas características, que no caso filhos recebem do pai, mentirosos e homicidas.
Nisso se resume todo o pecado. Tudo o que não é a Verdade, tudo que não está contido na Verdade que é Cristo, “Eu sou O Caminho, A Verdade, e A Vida”, pertence à mentira, e o pai da mentira é satanás, então, aquele que não pratica a Verdade é filho do diabo.
A chave da nossa libertação e salvação está resumida nesse capítulo de João. Precisamos conhecer a Verdade para que ela nos liberte e nos dê filiação juntamente com Cristo.
Mentimos sobre o que somos, muitas vezes agimos como os fariseus, cheios de legalismo e falta da presença do Espírito. Deus conhece nosso coração, nosso pecado, nossas fraquezas, o problema é mentirmos sobre isso, é agirmos diante de Deus usando mentira sobre aquilo que somos. É não nos despirmos diante de Deus, imaginando que podemos enganá-lo. É usar máscaras de bonzinhos e perfeitos, como os fariseus, mas possuirmos um interior cheio de morte e podridão. Para que haja libertação, é preciso que entreguemos o que está podre.
Corações homicidas são maléficos como satanás, eles matam a fé, os sonhos, a esperanças, a alegria. Matam a vontade de viver, daqueles que recebem os venenos destilados por suas línguas. A língua é um membro do corpo que tem peçonhas e veneno. A crítica destrutiva mata a pessoa aos poucos. A calúnia destrói vidas. A palavra doce é agradável de ouvir, mas a palavra com veneno dói até os ouvidos.
A palavra de intriga é medíocre e vil. A palavra de amargura contamina o outro. A palavra de maldição destrói a própria vida.
Por isso Jesus comparou os fariseus à homicidas, como satanás. As suas palavras eram de morte.
Que façamos uma reflexão sobre o que temos sido. Filhos de Deus, ou filhos do diabo.
Quebrantemos nossos corações com sinceridade diante de Deus que tem o conhecimento de todas as coisas, para que Ele derrame sobre nós o Seu Espírito e venha nos vivificar todos os dias.
Deus nos abençoe!
CD já na fábrica. Estará nas lojas em Belo Horizonte a partir da segunda quinzena de fevereiro. 
Contatos pelo email ou site para solicitar envio. 
simone@simonebecker.com.br
www.simonebecker.com.br - em construção

Já estamos fazendo agenda para 2013.
10 capitais brasileiras já estão programadas.
Revista Vitrine Gospel nas bancas na próxima segunda feira 28 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário