sexta-feira, 4 de maio de 2012


ÉS MESMO O FILHO DE DEUS?
 “A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.”(Mateus 4:1)
Deserto é uma região em que ocorre pouca quantidade de chuva, em virtude dessa situação climática, a umidade do ar é muito baixa e pouca vegetação se desenvolve.
O solo do deserto é pouco fértil e formado principalmente, por areia e rocha. Durante o dia as temperaturas costumam ser bastante elevadas, e a noite muito baixas. Nessas condições, a vida torna-se complicada para seres humanos e outras espécies. É lugar hostil, de dor e sofrimento.
Tendo em vista tudo isso, constatamos que estar em um deserto não é uma situação confortável, pode ser muito perigoso e levar uma pessoa à exaustão e consequentemente à morte. No deserto ficamos fragilizados e vulneráveis.
No deserto não há estradas, placas de sinalização. Estar no deserto é estar no limite. Tudo o que se almeja no deserto, é sair dele. Sem uma bússola, é impossível sair do deserto.
Deserto é lugar de passagem. O povo de Israel esteve de passagem pelo deserto, apesar de terem permanecido por quarenta anos, aquele não era seu destino final, havia a promessa da terra prometida, e após quarenta anos, o povo conquistou a promessa.
Espiritualmente falando, duas situações nos levam ao deserto, nossos erros e pecados, ou a permissão do Senhor.
Quando Jesus foi levado ao deserto para ser tentado, debaixo da permissão de Deus, Satanás usou todas as suas estratégias para persuadi-lo. Satanás sabia que Jesus era o Filho de Deus, mas também sabia que Jesus era homem e assim como todo homem, poderia ser vulnerável às fraquezas da carne.
Três estratégias de Satanás para sucumbir-nos no deserto:
1º Dúvida - “E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; e chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és mesmo o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.” (Mateus 4:2,3 )
“Se tu és mesmo...”. Satanás sabia quem Jesus era, ele sabia que Ele era o Filho de Deus, ele esteve com Deus antes mesmo da fundação do mundo. Jesus era cem por cento Deus, e cem por cento homem. Tinha todas as necessidades básicas de sobrevivência de um ser humano. Ele estava com fome, estava fragilizado. Jesus sabia que se ele ordenasse, as pedras se tornariam em pães. Usando dessa prerrogativa, Satanás tentou  persuadi-lo: se ele poderia fazê-lo, porque então não o fazia? Então, era ele mesmo o Filho de Deus? Naquele momento a necessidade de Jesus era a fome.
Usando dessa mesma estratégia, ele tenta nos persuadir, colocando dúvidas nos nossos corações, diante da nossa necessidade no deserto. Onde está teu Deus? Você é mesmo filho de Deus? Porque você está passando por isso? Deus não te escuta? Deus não irá de socorrer? Deus não te ama? Deus existe? Dentre outras.
Então, nossos corações se enchem de temor, fazendo com que cheguemos à exaustão. Se deixarmos nos sucumbir pelas dúvidas, ficaremos entregues às suas garras vorazes, prontas a nos consumir e nos arrastar juntamente com ele para morte.
2º Sugestões - “Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a tu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.” (Mateus 4: 5,6)
Satanás deturpando a palavra, sugeriu a Jesus que pulasse, colocando a palavra de Deus à prova. “Não ponha à prova o Senhor teu Deus.”(Lucas 4:12). Se Jesus seguisse a sugestão de Satanás ele iria cair em pecado.
No deserto, diante da nossa fragilidade, Satanás, enviará sugestões até nós. Palavras mentirosas, usando até mesmo a palavra de Deus, usando pessoas. Vai nos sugerir que tenhamos ações contrárias à vontade de Deus, que façamos aquilo que Deus jamais nós diria para fazermos. Vai nos bombardear com palavras mentirosas, para sairmos do deserto. Vai usar de todas as suas estratégias, para nos fazer pecar. Não se esqueça, ele é o pai da mentira.
3º Ofertas - “Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles, E disse-lhe: Tudo isso te darei se, prostrado, me adorares.” (Mateus 4: 8,9)
Satanás não era dono de nada, no entanto, tentou oferecer a Jesus a glória desse mundo. Tentou oferecer a Jesus, àquele que com o Pai criou todas as coisas, algo que nunca pertenceu a ele (o diabo).
Dessa mesma forma, Satanás apresentará as bandejas, diante de nós, requerendo apenas que o adoremos. É uma troca aparentemente fácil, basta prostrarmos diante dele. Qual bandeja te seduz?
Satanás conhecia Jesus, e ele conhece você, e suas fraquezas. Ele colocará diante de você algo de encher os seus olhos. Oferecerá saída rápida e fácil, oferecerá alivio momentâneo, alegria passageira. Você estará se curvando diante dele, no momento em que aceitar sua oferta. Isso dará a ele, legitimidade de agir na sua vida. É como se você estivesse dando a Satanás uma procuração, concedendo a ele plenos poderes, sobre tudo que se refere a você. Não se esqueça, o Diabo veio para roubar, matar e destruir. Essa procuração outorgará a ele, o poder de destruir você, sua família e tudo o que te diz respeito.
O que mais me alegra nessa passagem, e diante dessa verdade e saber que:
“Então o diabo o deixou; e, eis que vieram os anjos e o serviram.” (Mateus 4:11)
Jesus, não cedeu a nenhuma das tentações de Satanás, ele sabia que o pai não o abandonaria. Ele conhecia a promessa.
Deus já tinha tudo preparado, os anjos trouxeram o banquete que continha tudo o que Jesus necessitava.
“Sujeitai-vos, pois, a Deus, e resisti ao Diabo e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7)
Todos nós enfrentamos ou enfrentaremos desertos. O povo de Israel enfrentou o deserto. Mas, assim como Deus trouxe a provisão para o povo, no deserto, é certo, que ele tem provido todas as coisas para nós, ainda que, no meio do deserto.
Paulo escreveu na carta aos Coríntios:
“E para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.” (2 Coríntios 12: 7-9)
Paulo não era masoquista, ele não sentia prazer nas dores e tribulações, mas ele sabia que Deus estaria o suprindo, em todas as coisas que ele precisasse diante das dificuldades, quer elas fossem de ordem emocional, espiritual, física ou material. A graça de Deus estava sobre ele, e o poder de Deus o aperfeiçoava em suas fraquezas, o capacitava para a batalha.
Há uma terra prometida além do deserto. O deserto é lugar de passagem. Deus já deu ordem aos seus anjos, para trazerem a provisão que supri a sua necessidade. Eles o servirão.
Não se deixe persuadir pelas mentiras de Satanás, nem por suas ofertas. Confie que, o Deus que supriu o povo no deserto, é o mesmo Deus que supri a sua necessidade, é o mesmo Deus que vê a sua dor e ouve a sua súplica.
Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário