sábado, 19 de maio de 2012

SOBRE AS ÁGUAS



SOBRE AS ÁGUAS
"E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão." (Mateus 14:22)

É interessante observar que, Jesus dá uma ordem para os discípulos, de que eles entrassem no barco e fossem para a outra margem, entretanto, Jesus não os adverte de que enfrentariam uma tempestade. O barco já estava no meio do mar, quando foi açoitado pelas ondas, porque o vento era contrário. Dirigiu-se Jesus então para eles, andando por cima do mar. Os discípulos vendo-o assustaram-se, achando que era um fantasma, e gritaram com medo. Jesus, porém, falou logo dizendo: "Tende bom ânimo, sou eu, não temais."
“E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.” (Mateus 14: 28, 29)
Seguimos a ordem de Jesus, entramos no barco e estamos indo em direção à outra margem. É certo que nesse percurso enfrentaremos calmarias, ventos e tempestades. Jesus não nos prometeu uma vida sem tribulações ou dificuldades, Ele disse que no mundo teríamos aflições, mas que tivéssemos bom ânimo. Jesus caminha em nossa direção, mas muitas vezes duvidamos, nossa fé é deveras pequena, não o reconhecemos. Mas existe a promessa de que Ele estaria conosco, de que Ele nos encontraria do outro lado. Ele apenas dá uma ordem: Entre no barco.
O que mais me chama atenção nesse texto é o fato de Pedro ir ao encontro de Jesus, andando por sobre as águas.
No momento em que Pedro ouve a ordem de Jesus dizendo vem, ele se lança no mar. As circunstâncias ainda eram as mesmas, o vento soprava contrário, e o mar estava revolto, ainda assim ele andou por sobre as águas. A grande diferença agora é que, a perspectiva de Pedro diante das circunstâncias mudou. Seus olhos não mais se fixavam no problema, mas estavam fixos em Jesus, ele creu que poderia andar sobre as águas seguindo a ordem de Jesus, e andou. Ele enxergou a possibilidade de caminhar no sobrenatural.
Quando nos fixamos apenas nos problemas, e nossas perspectivas a respeito deles são equivocadas e pessimistas certamente seremos tragados, ainda que eles sejam pequenos.  Se nunca vislumbrarmos o sol, por certo o céu permanecerá encoberto. Os tamanhos dos problemas em si não dizem muito, a chave de não sermos sucumbidos por eles está no fato de como nós os enxergamos, é a nossa perspectiva que faz a diferença entre vencer ou perder.
Podemos encarar as adversidades como uma forma de se chegar à vitória, como uma forma de crescimento, como tratamento de Deus ou até mesmo como uma nova oportunidade. Afinal, as vitórias só existem, porque existem as lutas.  Sempre há algo a se aprender quando passamos por tribulações. É necessário que nossa forma de vivenciar problemas seja sempre sobre a perspectiva da fé, que é a firme convicção de fatos que se esperam e que não se vêm. O resultado final que se vislumbra, somado à presença de Jesus e à nossa fé, é o que trará a vitória.  A realidade momentânea, nunca é o resultado final, ela nunca traduz o que por certo virá. Lembre-se que, o final de cada dia, trás consigo a proximidade da vitória. Se nosso olhar pessimista e incrédulo for tudo o que tivermos, infelizes que somos.  Nada é em vão. A bíblia diz que há propósito para todas as coisas. Por isso nossos olhos precisam estar em Jesus, pois, se tirarmos nossos olhos d’Ele, certamente afundaremos, assim como aconteceu com Pedro. No momento em que as circunstâncias falaram mais alto ao seu coração, ele temeu, tirou os olhos de Jesus, e começou a afundar. Ainda assim, ele clamou por socorro e Jesus o resgatou.
Precisamos conhecer e crer no Deus a quem servimos. Erramos por não conhecê-lo, por não confiarmos na sua palavra. Se ele diz que encontrará conosco do outro lado, é certo que estaremos lá, não seremos sucumbidos. Se Ele diz vem, é certo que, poderemos andar sobre as águas, independente dos ventos contrários. Deus não é homem para mentir, nem filho de homem para que se arrependa.
Tempestades vêm e vão, mas a palavra de Deus permanece. Ele é fiel para cumprir a Sua palavra.

“Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.” (Salmo 125: 1)

Que Deus nos abençoe!





Nenhum comentário:

Postar um comentário