terça-feira, 29 de maio de 2012

VIVER EM FAMÍLIA

     


VIVER EM FAMÍLIA

Não escolhemos a família onde iremos nascer. Isso é dádiva de Deus.
Família é um grupo doméstico de pessoas, ligados por uma descendência. A família é unida por múltiplos laços, capazes de manter os seus membros moralmente, materialmente e reciprocamente, durante uma vida e durante as gerações. Dentro da família existem diferentes níveis de poder, de comportamento, de personalidade de um membro, que afetam e influenciam os outros membros da família. A família é um todo, onde cada um é parte.
A família também assume, ou renuncia funções de proteção, socialização de seus membros, em uma sociedade da qual pertence. A família é um organismo gerador de afeto, segurança e aceitação pessoal. Levando-se em conta que, dentro da família existirão pessoas de personalidades diferentes, comportamentos diferentes, opiniões diferentes; como mantê-la viva e saudável?
Quero trazer à luz da palavra, alguns requisitos básicos, necessários à saúde da família como instituição constituída e planejada por Deus.
Nossa casa precisa ser edificada sobre a rocha. “Todo aquele que ouve essas minhas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.” (Mateus 7: 24)
Assim como o homem, a família também precisa estar edificada sobre a rocha, que é Cristo. O verso 25 do capítulo fala de chuva, rios e ventos, que viriam sobre a casa. Isso significa que podemos passar por lutas, desafios, crises, dificuldades, e a família não está isenta dessas intempéries. Como enfrentar tais situações se não tivermos um firme fundamento, onde permaneçamos  seguros?
O principal objetivo do inimigo é atingir a família, pois a ferindo, como consequência o Estado, a igreja, a escola e a sociedade como todo também é atingida. As estratégias de desestruturar as famílias são muito conhecidas, e muitas famílias tem vivido tais situações, como: prostituição, drogas, bebidas, consumismo, que leva ao endividamento, falta de tempo, falta de afeto, falta de amor, dentre outras. Os laços são armados e as famílias se sucumbem diante das armadilhas. Como consequência, vivenciamos uma sociedade degradada, por desintegração da estrutura familiar. Quando as tempestades batem à porta é preciso que tenhamos um alicerce forte, é necessário que tenhamos onde buscar sabedoria, refrigério e descanso, caso contrário estaremos frágeis, vulneráveis e volúveis. Na pratica é isso que vem acontecendo nos dias de hoje. Divórcios, separações, crianças abandonadas, violência, suicídio. As famílias têm vivido o caos e sob o caos. Metemos os pés pelas mãos, e nos rendemos facilmente, sem lutar.
O segredo para uma família bem sucedida, que vive em harmonia e em equilíbrio, apesar de diversidades e das dificuldades, que por certo todos nós enfrentaremos, está em, ouvir e praticar a palavra do Senhor. Nosso manual de instruções deve sempre ser lido e colocado em prática, a Bíblia. Nela encontramos todos os ensinamentos necessários à vida. Ela é nossa luz, e nossa bússola. É necessário que coloquemos em prática o que Jesus disse: “Novo mandamento vos dou: que ameis uns aos outros, como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” (João 13:34).
O amor precisa ser colocado em prática dentro da família. A palavra amor tem sido muito mal empregada. Amar não é optativo, é mandamento. “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê.” (I João 4:20)
Amar é exercer atos de misericórdia, é colocar-se no lugar do outro. É apesar de não concordar com algum comportamento, ou opinião, ainda assim respeitar o outro, e tratá-lo com afeto e carinho. É colocar em prática os frutos do espírito: mansidão, domínio próprio, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, alegria e amor. Se esses frutos não reinarem em nossas vidas, fracassaremos na família.
Praticar gestos de amor, isto é, anteceder-se à necessidade do outro, e ter sempre a verdade como bússola, não convivendo com a mentira, de forma alguma, são eficazes instrumentos para manter uma família saudável. A verdade sempre resistirá às pressões da calúnia e da falsa acusação. Não deixar o sol se por sobre nossa ira, é um remédio contra as mágoas. Palavras e atitudes podem criar raízes de amargura, por isso, se fazem necessários o diálogo e o compartilhar, antes que as raízes se fixem.
Amar sem buscar nossos próprios interesses, doar-se sem cobranças, quebra qualquer coração endurecido. Pague sempre o mal com o bem. Identifique-se com o outro, considere as vitórias ou necessidades como também sendo suas.
Esteja sempre pronto a ouvir, não julgue, mas ame.
Palavras brandas desviam o furor, calar-se evita contendas. A Oração abre o céu, e traz a benção. A fé sustenta, e faz o milagre acontecer.
É preciso que Cristo seja nosso modelo, nossa referência. É n’Ele que devemos buscar sabedoria.
A família é uma comunidade de amor, que precisa exercer influência na sociedade como todo. É na família que o ser humano amadurece como pessoa, que se estrutura e se vê como parte da sociedade.
Ame sua família, pois se você é parte dela, foi vontade de Deus que assim o fosse.


Que Deus nos abençoe!



                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário