quinta-feira, 10 de maio de 2012


SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS



“Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim!” Ela era apenas uma simples mulher Cananéia, gentia, não tinha vez, nem voz, foi desprezada pelos discípulos, que a queriam despedir, mas, seu desesperado coração de mãe, ansiava por um milagre. Por certo, ouvira falar de Jesus e de seu poder, e Ele era a resposta que ela precisava. Então, ela clama. Mas, naquele momento, Jesus age de uma forma diferente, parecia haver uma insensibilidade, por parte de Jesus, com relação àquela mulher. Ele diz: “Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel”. Era a primeira vez que Jesus se recusava a estender sua mão. Mesmo depois de ter recebido uma resposta negativa, sem amedrontar-se a mulher se ajoelha diante de Jesus e clama por socorro. Aquela mulher, não se constrangeu com a atitude de Jesus, ela não se calou, mas “o adorou, dizendo: Senhor, socorra-me!” E mais uma vez, parecia que Jesus não se importava: “Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-los aos cachorrinhos”. Aquela mulher poderia ter se sentido ofendida, poderia ter blasfemado e se afastado de Jesus, pois afinal, Jesus a comparou a um cachorrinho, seu pedido era justo. A resposta dela se move além das barreiras da divisão étnica, cultural, religiosas, de gênero e política, para as possibilidades que permanecem firmes às promessas de Deus de abençoar todas as nações da terra. Existia uma fé inabalável no coração daquela mulher, que a fazia ter consciência de que ainda que ela fosse um cachorrinho, e pudesse se alimentar apenas das migalhas que viessem da mesa de Jesus, isso se tornaria mais que suficiente para fazer com que ela evidenciasse o milagre em sua vida. Aqui se concentra a força dessa história: a mulher não se intimida pela resposta de Jesus. Ao invés, ela, com astúcia e corajosamente reformula a resposta de Jesus: “Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. E então, Jesus diz: “Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.”

Não é o desespero de uma mãe que faz com que Deus venha em socorro do homem, mas sim a confiança em Deus, isso sim, move a mão de Deus.
Muitos que seguiam Jesus possuíam necessidades semelhantes à da mulher Cananéia, porém, aquela mulher se destacou da multidão por reconhecer duas verdades essenciais: que Cristo era o Filho de Davi, concomitantemente, O Senhor. O povo de Israel era dado a ouvir as Escrituras, mas estava aquém da mulher Cananéia que, ao ouvir acerca de Jesus deu crédito e clamou pelo Filho de Davi, e O adorou. O diferencial da mulher está no fato de que ela ouviu e creu, enquanto que a multidão que seguia Jesus via os milagres, examinavam as escrituras, e concluíam que Jesus era apenas um profeta. Rejeitaram a Cristo, de modo que não obtiveram vida.
Aquela mulher rasgou seu coração, quebrou-se, e se humilhou, diante do Rei dos Reis. Sabemos que a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus, o que aquela mulher ouviu a respeito de Jesus foi suficiente para crer. Ela creu e viu a glória de Deus. “Se creres verás a glória de Deus.”(João 11:40). Ela usou a melhor maneira de agradar a Deus, buscou a Deus pela fé e pela adoração de forma completa e total.
A fé daquela mulher, fez com que os céus se abrissem diante dela. Ela não desistiu diante da palavra dura de Jesus, ela insistiu. Ela o adorou suplicando que Ele julgasse sua causa. A humildade, a fé, e a adoração da mulher, moveu o coração de Jesus. Não sua causa em si, mas sua atitude.
Eis aqui um dos exemplos a ser seguido, perseverança e fé, pois, sem fé é impossível agradar a Deus. Que adoremos ao Senhor, independente das circunstâncias. Aquela mulher passava por momentos difíceis, mas ainda assim ela se rendeu aos pés de Jesus, ela o adorou, apesar da sua dor. Ela tinha a plena certeza de que Jesus era a resposta, que Jesus era o Senhor, que Jesus era o filho de Deus, e porque creu, se humilhou e o adorou, obteve o milagre.
Que Deus nos abençoe!
“Por isso vos digo: Pedi e dar-se-vos-á, buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á. Pois todo que pede recebe; o que busca encontra, e a quem bate abrir-se-lhe-á.” (Lucas 11: 9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário